Veja como melhorar o currículo e aumentar as chances de ser contratado

322

Diante essa crise econômica pela qual o país passa, e devido a acirrada concorrência por vagas de emprego, é que se faz tão necessário, estar atento ao que contém no seu currículo. Será que ele pode melhorar e ter um destaque diferenciado em relação aos outros currículos ou já está estruturado e contém tudo o que é preciso?

melhorar o curriculo

Para você ter ideia, em poucos segundos o recrutador poder dizer se o seu curriculum é bom ou não.

Se você não tem experiência alguma em setor nenhum e seu currículo vitae tem grandes espaços vazios, é importante entender que isso não o ajudará em nada!

O gestor deseja ver referências, e mesmo que você nunca tenha trabalhado – é importante ter um curriculum enriquecedor.

Todo recrutador sabe, que ninguém começa a carreira sabendo de tudo, mas ainda que não exista nenhuma experiência empregatícia anterior, esse candidato, pode ter participado de cursos de aperfeiçoamento, experiências voluntárias e outros projetos que agregarão valor a sua descrição profissional.

Portanto, se você está tentando ser contratado e não tem muitas experiências comprovadas em carteira de trabalho, busque inserir em seu curriculum, informações relevantes sobre si.

O que é preciso constar em seu currículo nesse caso?

  1. Cursos de aperfeiçoamento, treinamentos e participação em simpósios.
  2. Estágios voluntários.
  3. Participações em feiras empreendedoras.
  4. Projetos desvinculados a remuneração ou como freelancer.

Curriculum vitaeÉ claro que você não precisa encher o curriculum de informações irrelevantes, só para preencher o espaço. O currículo também é um documento, que valida e atesta suas habilidades e experiências, bem como informações pessoais ao seu respeito, portanto, lide com ele, sempre com transparência e verdade, de modo que sua imagem seja ilibada em todo e quaisquer casos.

Se possível, dê referências de contatos sobre esses projetos em que desenvolveu algo.

Você pode estar dizendo… “Mas eu nunca participei de nada, e agora”?

Veja bem, há sempre oportunidades de mostrar suas habilidades. Veja alguns exemplos:

  • Você pode ter servido como voluntário em algum evento comemorativo de sua igreja – ornamentando o local ou sendo responsável pelo setor administrativo em dada ocasião. Isso já serve como referência.
  • Você pode ter ajudado um tio – nos negócios dele, prestando algum socorro, como fazer pagamentos, ou substituindo um funcionário que tenha faltado.

Existem muitas formas de enriquecer e melhorar seu currículo. Mas para isso, também é preciso estar aberto as oportunidades e aceitar a experiência voluntária, como remuneração inicial.

5- Como melhorar o currículo quando já se tem boas experiências?

Nos casos em que o profissional já construiu uma carreira mais sólida, é preciso ter atenção a algumas ações e atitudes, que nem sempre estão expostas no curriculum.

Veja bem, há muita preocupação quanto ao formato, estrutura, ortografia e dados pessoais, isso está errado?

Não!

Mas, não são somente esses dados que importam constarem no seu currículo. Há muitos outros que são de grande valia e que fazem intensa diferença na hora de uma avaliação de seu perfil profissional.

Por exemplo, como é sua relação com os colegas e líderes, enquanto está e determinada função? Você é colaborativo ou não? Seus antigos chefes podem dar referências ao seu respeito? Você pode contar com essas pessoas?

Isso é networking e fortalecimento da sua rede de contatos, o que ajuda muito na hora de conquistar uma vaga de emprego.

entrevista de emprego com curriculoÉ óbvio que sendo seu relacionamento positivo com estes, isso não estará explícito no currículo, mas se ao chegar na entrevista de emprego, você tiver em mãos, cartas de recomendação, e mais, se no seu curriculum houver os números de contatos dos seus chefes anteriores, isso validará ainda mais a força do seu perfil profissional, mostrando sua competência e boa interação com os mesmos, o que é de fundamental importância para as empresas. Pois demonstrará que você é flexível, colaborativo e sabe trabalhar em qualquer ambiente, seja micro, médio ou macro.

6- LinkedIn – seu curriculum em evidência

Outro conselho importante sobre o assunto, se liga a sua participação nas redes sociais. Então, você pode perguntar: “O que isso tem a ver com meu curriculum”?

Tudo!

O LinkedIn é uma plataforma profissional, está sendo utilizada por grandes corporações. Gestores e empresas de todos os portes e nichos, sempre estão a buscar informações de perfis profissionais no LinkedIn, sendo assim, uma ótima forma de aumentar as suas chances de ser contratado, através de seu curriculum virtual.

É preciso ter, contudo, atenção ao que se é colocado em seu curriculum, nas redes sociais. Fotos inadequadas, comentários irrelevantes ou atitudes que expressem imaturidade e falta de ética, poderão manchar sua imagem profissional.

Ao ir a uma entrevista de emprego, deixe seus contatos virtuais, LinkedIn, Facebook e etc, para que posteriormente o recrutador possa ter a oportunidade de procurá-lo, podendo avaliar melhor suas habilidades e conhecimentos.

Outra forma de melhorar seu currículo, tem a ver com redação e conhecimentos sobre determinada área. Poucas pessoas têm feito isso, mas você mesmo pode criar matérias próprias, originais, sobre determinado assunto, pode criar um blog gratuito e fazer com que seu curriculum ganhe maior força e destaque.

Por exemplo: Digamos que você deseja atuar na área de administração pública. O que seria conveniente para melhorar o seu curriculum?

Publicar matérias sobre o assunto, criar estratégias de trabalhos que possam ajudar a função.

Também pode participar de grupos e comentar sobre debates específicos. Aqueles que se interessarão sobre seu perfil, poderão analisar sua forma de pensar sobre cada tema, isso enriquece e favorece sua imagem diante o mercado de trabalho.

Quanto mais atuante você estiver em um nicho de atuação, melhor será para você!

Em um mundo, onde o campo digital está inserido com tanta ênfase, onde empresas possuem sites e e-commerce – (comércio online), buscam-se candidatos que estejam a par dessa demanda, que sejam participativos nas mídias online e que atuem com ética e criatividade em todos esses sistemas.

Portanto, essas são as formas mais intuitivas e focadas para melhorar o seu currículo, e, consequentemente, ampliar as possibilidades de contratação!

Curta e compartilhe essas informações, elas podem ajudar seus amigos!

Comente esse artigo usando o Facebook

Comentários

Ou comente pelo formulário do site

FAÇA UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome