Bolsa Família: informações, consulta, aumento, saldo

O Programa Bolsa Família é um dos mais importantes e maiores programas de distribuição de renda já feitos pelos governo brasileiro. Atualmente ele atende cerca de treze milhões de pessoas em todos os Estados do Brasil. Para facilitar a transparência na sua aplicação o Governo Federal disponibiliza um sistema de consulta de todos os responsáveis familiares que estão cadastrados no programa diretamente pela internet. Saiba nesse artigo como consultar seu bolsa família.

A consulta pode ser feita de duas formas:

Bolsa FamíliaPelo site dos programas sociais do governo. Vá até o site Benefícios Sociais, lá você será solicitado que informe o estado e a cidade de onde quer realizar a consulta. Não é preciso ser cadastrado no bolsa família para fazer consultas nesse site. Este é um sistema público para consultas qualquer pessoa pode consultar quando quiser a lista de todos os mais de 13 milhões de pessoas que são beneficiados pelo programa.

A outra forma de consultar bolsa família é através da Caixa Econômica Federal. Ela pode ser realizada tanto pelo site como nas agências. Esses tipos de consulta se dedicam somente para aqueles que são beneficiados pelo programa e querem saber sua situação.

Dessa forma as pessoas que são beneficiadas podem saber qual é o seu saldo no programa, ou seja, se tem algum dinheiro para sacar. Para fazer essa consulta será necessário que se informe e número do cartão da Caixa – o cartão do bolsa família – e a senha. Para tanto, basta acessar o site http://www.caixa.gov.br/ ir até o botão “acesse sua conta”. Lá você deverá cadastrar-se no Internet Banking da Caixa. Clique nessa opção e prenha as informações de CPF, nome completo e data de nascimento. Depois clique em “continuar”. Siga as instruções da nova pagina do site que aparecerá e tenha um acesso permanente para sua conta do bolsa família diretamente pelo site.

Consulta presencial de saldo, aumento…

Caso a pessoa não tenha acesso a internet a consulta poderá ser feita através das agências da Caixa, ou nas Casa Lotéricas. Para tanto, é preciso que o beneficiado leve consigo seu cartão cidadão e saiba a senha de seu cartão. Vá até um posto de auto-atendimento e faça diretamente a consulta. Nas Casas Lotéricas basta pedir ao atendente que imprima o saldo de sua conta e o salário do programa federal recebido.

Informações Importantes: O governo federal publica todo o ano os dias de pagamento do bolsa família de acordo com o número final do cartão de cada pessoa. Consulte esses dados no site da Caixa aqui: http://www.caixa.gov.br/voce/social/transferencia/bolsa_familia/calen_pag.asp. Fique sabendo quando cai seu pagamento do Bolsa Família com antecedência e sem planeje.

Comente esse artigo usando o Facebook

Comentários

Ou comente pelo formulário do site

4 COMENTÁRIOS

  1. eu lourival germano pai da ana gabrielle santos de albuquerque, gostaria de saber se posso fazer o cadastro da bolsa familia ,por favor minha esposa fez e ate agora nada por favor , moro na rua pedro maciel n 142 apt 63 bloco e 4 cep 08062490

    bairro pedro nunes

Responda esse comentário