Como consultar o saldo da conta inativa do FGTS

O FGTS retido em contas inativas será liberado somente aos trabalhadores que tiveram suas rescisões de trabalho finalizadas até 31 de dezembro de 2015.

Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre como fazer a consulta e saber se tem saldo de contas inativas do FGTS a receber. Para ajudar você que ainda tem dúvidas, preparamos esse artigo que explica detalhadamente como ver seu saldo do FGTS inativo. Confira:

Consulta FGTS retido contas inativas

Passo a passo para consulta de saldo da conta inativa do FGTS

Primeiro você entra no site caixa.gov.br, memorize esse site para você sempre entrar por ele para evitar fraudes em sites falsos. Na página inicial, por causa da campanha, vai aparecer a seção especial sobre as contas inativas do FGTS https://www.contasinativas.caixa.gov.br/pages/inter/home.html. Você pode acessá-la para fazer a consulta em “Consulte suas contas inativas” no botão azul.

consulta conta inativa do FGTS

Aparecerá uma página para você colocar ou seu CPF ou seu NIS/PIS (se você não sabe o número do seu PIS clique aqui e confira como e onde encontra-lo) com sua data de nascimento e avançar. Porém, como milhares de brasileiros estão consultando diariamente, chegamos somente à página posterior e não mostrou o saldo devido a erros técnicos, mas com você neste momento pode acontecer de mostrar seu painel.

Acesso ao extrato da conta inativa do FGTS pelo painel da Caixa

Seguimos outro caminho, acessamos novamente a página inicial do site da caixa.gov.br, clicamos para aparecer o menu suspenso e clicamos em “FGTS” em benefícios ao trabalhador (não escolher o FGTS do modo “empresa”). Clicamos em “Consulte seu FGTS” no botão laranja. Abriu a página e ela vai pedir para inserir o número do PIS/NIS e a senha do Cartão do Cidadão. Caso tenha esquecido, tem várias opções de recuperação pelo seu email. Também se for a primeira vez que você acessa, ele pede para cadastrar a senha do cartão do cidadão. Você pode também pedir ajuda pelo telefone da caixa 0800 726 2017. Ao clicar em OK com o PIS e a senha, vai aparecer a tela para você clicar em “Extrato” e ver seu saldo. Se der “erro”, é necessário repetir o processo em outra hora, de preferência de madrugada, quando não tem muitos visitantes online.

O servidor pode estar congestionado quando tem muitos visitantes online, é como se fosse uma porta estreita quando passa muitas pessoas e há um engarrafamento para entrar, bem como a dificuldade de continuar dentro dela 14 pessoas, dentro de uma sala de 6m x 6m.

Como receber o saldo liberado da conta inativa do FGTS

Com essas informações você já pode esperar o dia 10 de março de 2017, quando começa o saque das contas inativas do FGTS e caso seu valor seja até R$ 1.500,00, pode sacar em qualquer caixa eletrônico com somente a senha do cartão do cidadão. Caso vá na casa lotérica, é preciso o cartão do cidadão também. Caso queira sacar um valor maior que esse, é necessário alguns documentos como identidade, carteira de trabalho, ou rescisão contratual do trabalho. Também só tem direito quem recebeu o último depósito até o dia 31 de dezembro de 2015, isso é considerada uma conta inativa. Mesmo com o último depósito feito até essa data, ela ainda pode aparecer ativa, mas basta levar um comprovante de dispensa como rescisão contratual ou carteira de trabalho para torna-la inativa com os funcionários da Caixa.

Ainda tem dúvidas sobre conta inativa do FGTS? Confira esse vídeo com todas as informações:

Comente esse artigo usando o Facebook

Comentários

Ou comente pelo formulário do site

SEM COMENTÁRIOS

Responda esse comentário