Conta Inativa do FGTS Liberada – Tenho direito? Como saber o valor e sacar?

Confira se você tem direito, como saber o valor e a data de liberação do valor da sua conta inativa do FGTS.

O Governo Federal anunciou essa semana a liberação do saque para contas inativas do FGTS. E esse anúncio gerou muitas dúvidas nos trabalhadores para saber se tem algum valor para sacar em contas inativas do FGTS, como sacar, quando sacar etc. Antes de mais nada, você sabe mesmo o que é uma conta inativa do FGTS? Pensando em responder essas e várias outras perguntas do trabalhador, resolvemos fazer esse artigo com perguntas e respostas mais frequentes sobre contas inativas do FGTS. Leia até o fim para compreender claramente:

Conta inativa do FGTS

1 – O que é conta inativa do FGTS?

O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) é uma conta do trabalhador na Caixa Econômica Federal na qual a empresa deposita mensalmente o equivalente a 8% do salário do trabalhador e em caso de demissão sem justa causa, deposita também a multa de 40% do valor do FGTS á título de multa por rescisão de contrato de trabalho. (Para saber tudo sobre o FGTS clique aqui).

A conta do FGTS se torna inativa, quando o trabalhador pede demissão e que portanto não teria direito ao saque do FGTS. Cada vez que você é contratado por uma empresa cria-se uma conta de FGTS para receber os depósitos e quando a empresa deixa de depositar a conta torna-se inativa, acumulando nela o valor e sendo corrigida mensalmente com juros pela Caixa Econômica Federal.

Lembre-se que o trabalhador só pode sacar o FGTS em caso de demissão sem justa causa, 3 anos sem vínculo empregatício, doença terminal, aposentadoria ou para aquisição da casa própria.

2 – Como consultar e saber se tenho direito ao saque das contas inativas do FGTS?

Se você trabalhou em uma empresa e pediu demissão, com certeza você tem valores a receber da conta inativa do FGTS, portanto fique atento.

Para saber se você tem direito ao saque da conta inativa do FGTS, você deve procurar uma agência da Caixa para se informar ou fazer a consulta online pelo site da Caixa (bem mais fácil), ou ainda baixar o app oficial do FGTS no seu celular. No caso para acessar a sua conta do trabalhador no site da Caixa você precisa do número do seu PIS e da senha do cartão cidadão para efetuar o cadastro da senha de internet.

Nessa conta do site da Caixa, além de saber se você tem valores da conta inativa do FGTS, você também poderá consultar sobre seu Seguro Desemprego, PIS, créditos complementares e muito mais serviços ao trabalhador.

Como sacar e qual a data para conta inativa do FGTS

Aplicativo FGTS para consulta de conta inativa

Saiba tudo sobre seu FGTS instalando o aplicativo oficial da Caixa Econômica Federal.

Baixe para Android

Baixe para iPhone

Baixe para Windows Fone

3 – Trabalhei há muitos anos numa empresa, tenho direito a sacar o valor da conta inativa do FGTS?

Desde que haja saldo nessa conta antiga você poderá sim sacar o valor, independente do quão antiga seja essa conta.

4 – Qual valor poderei sacar da minha conta inativa do FGTS?

Inicialmente o governo havia publicado que o valor a ser sacado poderia ser de até R$ 1000,00, mas depois se confirmou que você poderá sacar todo o dinheiro que esteja retido em suas contas inativas do FGTS.

5 – Quando poderei sacar o dinheiro da minha conta inativa do FGTS?

A partir de fevereiro o governo anunciará o cronograma de saque de contas inativas do FGTS, ele deve obedecer a mesma ordem que se utiliza para sacar o abono salarial, ou seja, será liberado o saque de acordo com a data de aniversário do trabalhador, sendo que as datas devem se estender por todo o ano de 2017.

Se você tem quaisquer dúvidas sobre o saque de conta inativa do FGTS por favor deixe um comentário logo abaixo que teremos muito prazer em ajudar.

Comente esse artigo usando o Facebook

Comentários

Ou comente pelo formulário do site

15 COMENTÁRIOS

  1. trabalhei 1 ano e 9 meses numa empresa de carteira assinada,pedi as contas p entrar em outro emprego, sai sem nada, minha conta ficou inativa nesse caso eu tenho direito de receber??

  2. Trabalhei em uma empresa ha 9 meses,mas não me cadrastraram no PIS ,fui cadrastada só 2010 pela outra empresa,?sera que tenho direito de receber o FGTS?

  3. Boa Noite,

    Gostaria de saber se posso sacar os meus fgts inativos só com as rescisões,sem registro em carteira.
    Pois acabei perdendo a carteira proficionao

  4. boa tarde no meu caso fasso aniversario em julho entao provavelmente vo poder sacar nessa data mas para mim receber eu presiso ir ate a caixa para solicitar ou vai ser pago automaticamente

  5. Boa tarde eu trabalhei numa empresa durante 2 anos e 4 meses entrei em 12/03/2013 e sair em 09/08/2015 . pedir demissão cumprir aviso prévio , meu FGTS retido esta em 793,15 esta correto?

Responda esse comentário