Onde encontrar o número do PIS e resolver problemas com sua conta do FGTS

Quando você for sacar o seu FGTS inativo, consultar créditos complementares, consultar o saldo do PIS e abono salarial, sacar o seguro desemprego ou acessar seu cadastro na Caixa pela internet, vai ser pedido o número do PIS para consulta. Entenda como funciona e onde encontrar as informações do PIS que você precisa. Continue lendo e fique bem informado.

Encontrar o numero do PIS

No site da Caixa o número do PIS é tratado como o seu usuário de login. A senha de internet do Cartão do Cidadão, também conhecida como senha cidadão, ou aquela que quando você entrou no site da Caixa https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01 pela primeira vez e se cadastrou, também é preciso para sacar o dinheiro nos caixas eletrônicos.

O que é o número do PIS e onde você pode encontra-lo?

PIS significa “Programa de Integração Social”, é o mesmo número do NIT ou NIS. A diferença, se é que há, é só a origem, se foi gerado por um órgão ou por outro. Nos dois o nome muda, mas o número é o mesmo. Caso você gerou o número no primeiro emprego, é o PIS, caso tenha feito pelo CNIS por meio de outros programas sociais como bolsa família, o número é o NIS. Ele pode também ser resgatado pelo site do CNIS.

O PIS é um número de 11 algarismos que é registrado nas bases do governo desde que você entrou no seu primeiro emprego de carteira assinada no regime CLT. Geralmente está escrito na carteira de trabalho ou nas requisições de seguro desemprego, um papel verde ou amarelo. Outra forma também de conseguir encontrar o número do PIS é ligando para o atendimento da caixa (precisa de CPF 0800 726 2017), ou simplesmente entrando no site e na opção de contas inativas, usar seu CPF para buscar, o número do PIS pode aparecer nessas consultas.

Regularização e atualização de dados pessoais da sua conta do PIS

Você também deve se certificar que seus dados do PIS estejam regularizados e que o endereço de cadastro também esteja atualizado. Uma forma de conferir isso é entrando no site da caixa.gov.br e se autenticando com o PIS e a senha do Cartão do Cidadão para atualizar os dados no painel, depois ir à agência para verificar.

As agências da Caixa nessa época de calendário de pagamento do FGTS inativo, estão com horário especial, não há muita fila e não há muitos trabalhadores no atendimento para evitar congestionamentos. A ideia é resolver tudo antes para na hora do saque não ter problemas.

Problemas na conta do FGTS

Está acontecendo muitos problemas com trabalhadores onde seus patrões não depositaram o FGTS, outros que seus patrões depositaram, mas não inativaram a conta, ela permanece ativa, entre outros problemas. Essas pessoas estão sendo orientadas pela Caixa a procurar o Sindicato dos Trabalhadores da cidade onde mora ao qual foi encaminhado na demissão para pedir informações sobre isso. Ou também procurar o patrão para saber como foi feito, ou o DRT – SRT (Superintendência Regional do Trabalho) que fiscaliza se o depósito está sendo feito pelo empregador ou não.

Comente esse artigo usando o Facebook

Comentários

Ou comente pelo formulário do site

SEM COMENTÁRIOS

Responda esse comentário