Valor do Seguro Desemprego para quem recebe salário mínimo

O governo alterou as regras para recebimento do Seguro Desemprego e agora para ter direito as 5 parcelas o trabalhador precisa ter ficado registrado e contribuindo por um tempo maior.

917

O valor da parcela do Seguro Desemprego para quem recebe salário mínimo é uma das perguntas mais frequentes feitas pelos usuários do PisoSalarial.com.br. Devido a essa dúvida recorrente, resolvemos criar este artigo pra tirar todas as dúvidas sobre essa questão.

Seguro Desemprego para Salario Minimo

Há um tempo o governo alterou as regras do Seguro Desemprego que já estavam vigentes desde a criação do programa, por isso muita gente ainda tem dúvidas sobre o valor da parcela do Seguro Desemprego que tem direito e em alguns casos a dúvida é se tem direito ao recebimento do benefício.

“Se eu recebo um salário mínimo, qual será o valor da parcela do meu Seguro Desemprego?”

Se você recebe 1 salário mínimo por mês no seu emprego e foi dispensado sem justa causa pelo seu empregador, o valor do seu Seguro Desemprego também será de 1 salário mínimo. Isso porque o cálculo da parcela do seu Seguro Desemprego é feito de acordo com os 3 últimos salários recebidos e porque nenhum trabalhador poderá receber menos de um salário mínimo por parcela do Seguro.

“Qual a quantidade de parcelas do Seguro Desemprego eu tenho direito?”

O cálculo da quantidade de parcelas totais do Seguro Desemprego é feito utilizando como base os 36 meses anteriores a solicitação do benefício. O cálculo é feito da seguinte forma, acompanhe a tabela abaixo:

Solicitação do Benefício Quantidade de Meses Trabalhados Quantidade de Parcelas
Na primeira vez No mínimo 12 e no máximo 23 meses 4
No mínimo 24 meses 5
Na segunda vez No mínimo 9 e no máximo 11 meses 3
No mínimo 12 e no máximo 23 meses 4
No mínimo 24 meses 5
A partir da terceira vez No mínimo 6 e no máximo 11 meses 3
No mínimo 12 e no máximo 23 meses 4
No mínimo 24 meses 5

Para mais informações sobre o Seguro Desemprego acesse nosso artigo completo sobre este benefício: Seguro Desemprego – Cálculo do valor e parcelas

Vídeo explicando sobre quem tem direito ao Seguro Desemprego e o cálculo de reajuste e valor da parcela

Comente esse artigo usando o Facebook

Comentários

Ou comente pelo formulário do site

1 COMENTÁRIO

  1. Na pagina qe abrir, clique na guia Seguro Desemprego , e voce tera informacoes em primeira mao sobre as parcelas do seu Seguro desemprego. Outra novidade para quem quer conhecer o saldo do seu Seguro Desemprego, atraves do aplicativo Caixa Cidadao, disponibilizado pela Caixa Economica Federal.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome