INSS: 13º salário dos aposentados e pensionistas

16681

Informações desencontradas dão conta de que o INSS não pagará o décimo terceiro salário antecipado aos aposentados e pensionistas no pagamento de agosto de 2016.

O pagamento da primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas é pago no salário de agosto há 15 anos, sendo antecipada metade do salário dos aposentados, pensionistas e outros segurados com auxílio doença.

De acordo com fontes do governo, a antecipação da parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas neste momento, iria onerar significativamente as contas do governo que encontra-se com sérios problemas devido a crise econômica e política de austeridade fiscal.

Mas o 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS pode acabar?

Não. O que pode acontecer é o governo adiar o pagamento da primeira parcela, mas acabar com o décimo terceiro salário é uma hipótese que nem foi cogitada pela equipe do Presidente em exercício Michel Temer, portanto fique tranquilo.

Ainda pode haver a antecipação do décimo terceiro?

Parcela do décimo terceiro salário de aposentados e pensionistasPode sim. Hoje, o Sindicato dos Aposentados e Pensionistas deu entrada no Superior Tribunal Federal requerendo o pagamento da primeira parcela do 13º para aposentados e pensionistas.

Ao que parece o STF vai julgar o mérito da ação em caráter emergencial, já que os pagamentos do mês de agosto já vão começar e é preciso uma decisão rápido para o caso do pagamento acontecer ainda dentro do prazo.

De acordo com Tonia Galleti, da coordenação do departamento jurídico do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas e responsável pela entrada do processo no STF:

o Estado, ao não antecipar a metade do 13º salário, desencadeou problemas na vida dos aposentados e pensionistas, que estão afetando suas condições mínimas de sobrevivência.

A Defensoria Pública da União também entrou na briga e cobra explicações do governo sobre o não pagamento do décimo terceiro.

O que resta é torcer para que os juízes do STF acatem o mérito da ação e force o governo a pagar a primeira parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas o mais breve possível.

Caso tenhamos mais informações este artigo será editado.

Atualização: 13º salário aposentados e pensionistas do INSS

A 1ª parcela do 13º dos aposentados e pensionistas do INSS deverá começar a ser paga a partir de 25 de agosto. O governo teria afirmado a representantes dos aposentados que o acordo para o adiantamento da 1ª parte seria mantido. O presidente do Sindnapi (sindicato dos aposentados) diz que, na última reunião com as centrais sindicais, em Brasília, houve o compromisso de liberar a 1ª parcela do 13º em agosto.

DECRETO

A liberação do pagamento depende de publicação de decreto presidencial. A antecipação da 1ª parcela do 13º salário do INSS resultou de acordo firmado em 2006. A partir daquele ano, o depósito da metade do abono passou a ser feito sempre juntamente com a folha do mês de agosto. A liberação do dinheiro ocorria até o começo de setembro.

Comente esse artigo usando o Facebook

Comentários

Ou comente pelo formulário do site

34 COMENTÁRIOS

  1. Trabalhei e contribui com os cofres públicos durante 34 anos. Aposentadoria não chega um salário e meio. Diminui os políticos q recebem absurdos de salários, trabalham menos horas e aposentam com menos anos. Será que contribuiram com os cofres públicos? A regalia não é de um e nem de dois. SÃO TODOS os politicos. Sem contar q hoje recebo metade do salário de que eu recebia se tivesse na ativa.

  2. OLHA ISTO É UMA VERGONHA COM OS POBRES BRASILEIROS . QUE SOFREM TANTO COM ESTE MISERAVEL
    SALÁRIO DE TAMANHA VERGONHA QUE NÃO DA PRA FAZER NADA

  3. Enquanto todos vivem reclamando. Vou atrás desses corruptos e tentar conseguir uma parte do que me roubaram. Já que não existe leis que os faça devolver.

  4. sou brasileiro sou aposentado mais tenho vergonha de viver num pais de tanto corrupto voçe dorme hoje com com 100 corrupto amanha tem 150 como pode um um pais deçe ter uma populaçao contente com puliticos poriço nao tem dinheiro para pagar 13/0 dos aposentado tem que faser uns 3000 presidios para prender puliticos corruptos de tanto que tem açim o pais pode melhorar um poquinho obrigada seus corruptos

  5. Cortar os próprios salários é o deveriam estes politicos representantes de sí mesmos deveriam fazer já que não é possivel esperar uma atitude deste vulto destes patifes representantes desta pobre grande nação brasileira então devemos anular os votos nas proximas cinco eleições e execrar todos os partidos politicos que neste momento existem com os seus filiados , pois quem poderia nos representar no meio desta corja!!!!

  6. Infelizmente, todos sabemos que não somos nos os aposentados que oneramos o INSS, se todos corruptos que roubaram tivessem sido presos e os recursos recuperados, bem assim, o salários absurdo e a mordomia dos politicos fosse diferente , sem corrupção e aposentando apenas (os politicos) com um salario minimo (nada mais justo) porque não trabalham nunca e desfrutam do sacrificio feito pelo povo, que está a merce desse governo com certeza o pais sairia do submundo. O Brasil erá um pais mais decente anteriormente, agora é uma vergonha o que podemos esperar?

  7. Gente falar não adianta. Atitude é a melhor resposta a tanta covardia. Não deveria nem deixar iniciar essa porcaria de olimpíadas. Mas o povo brasileiro é a maioria e se coloca como minoria. São os próprios à irem fazer platéia pra essa droga,ainda compram ingressos com preços absurdos. E eu e vc ficamos aqui sem nossos direitos. Já pensou acontecer algo ruim em meio essa olimpíada? Como ficaram os hospitais?Aí sim, cairá a fixa de muita gente,mas seria tarde demais. Seres humanos egoísta que só pensam em si e não se colocam no lugar do próximo. Deus abomina esse tipo de atitude. Misericórdia Deus!!!

  8. O QUE AS PESSOAS TEM ARVER COM A DIVIDA DO ESTADO E NOSSO DINHEIRO FICA A ONDE SEU GOVERNADOR VC ACHA QUE ESTA FAZENDO FAVOR NAÕ E OBRIGASÃO ESTE DINHEIRO ESTA DISPONIVEL NA CONTA

  9. Pelo oque eu to vendo Daqui um dia vai corta todos os benefícios que nos trabalhadores temos o abono salarial esse ano ja era di novo ametade so novo 2017 gente tão fasendo nos de boboca ne.

  10. SOU METALÚRGICO ME CHAMO JOSE ROBERTO,TENHO VERGONHA EM MORAR EM UM PAIS, QUE A MAIORIA DOS POLÍTICOS SÃO PILANTRA, EU QUERIA TER UMA CHANCE DE COMANDAR ESSE PAIS QUE O POVO HUMILDE É HUMILHADO É PISADO EM POSTO DE SAÚDE, HOSPITAL, EM QUALQUER REPARTIÇÃO PUBLICA; SEGURANÇA É APENAS PARA ESSES SAFADOS, A PESSOA TRABALHA 35 ANOS PARA PEGAR UM SALARIO DE MISERÁVEL E AINDA É HUMILHADO POR, ESSE BANDO DE SAFADOS PODE TER CERTEZA SE EU FOR DA RAÇA DE POLITICO,E QUERER PUXAR A SARDINHA PARA NOSSO POVO, EU NÃO DURO UM DIA. NO MEIO DESSES,VAGABUNDOS, PORQUE A MAFIA É GRANDE. SALVE O NOSSO POVO HUMILDE, COM CARÁTER,COISA QUE FALTA NESSA MAIORIA DE POLÍTICOS SAFADOS,MALDITOS, PILANTRAS.

    • Fui no medico do posto de saude hj ..a medica nao tinha vindo semana passada .isso porq so trabalha 1 x na semana..hj muita gente esperando desfecdas 06hras ..chegou as 9hrs e ficou batendo papo na recepçao e a gente. Esperando..olha pra gente como um oroblema pra ela ..e mais enfim depois de tanta espera..atente com grosseiria rapido nao deixa nem o paciente se sentar pra nao demorar. ..e nao deixa a gente nem falar tudo q foi faxer ali…revoltante com o nosso dinheiro q pagamos o salario delA..triste ..estamos jogados as traças ninguem pir nos..

  11. Fala sério nós trabalhamos dobrado pra receber esse mísero dinheiro pra ajudar nas contas,e esse governo de merda ainda tem a coragem de dizer que não vão pagar, agora porque não deixa de pagar o salário dos deputados e do presidente, senadores , eu estou indignada com tanta falta de respeito com o povo brasileiro. Se depender da minha família que não é pouco ,não vão votar em nenhum desses que estão aí nesta porcaria de plenário, nem presidente. Obs: ao presidente toma uma atitude logo antes que o senhor perca a presidência também.

    • Não temos oque fazer somos reféns deles, eu vou não votar mais em minguem, e aconselho a fazer o mesmo não vote também não adianta não temos políticos honesto tempos atrás eu até achava que tinha mais não acredito que exista, porque tirar um ladrão e colocar outro, deixa o ladrão que tá lá mesmo.

  12. Eu posso até não receber mais não votarei mais nesses filhos de uma biscate, porque trocar de ladrões lá no poder deixa os que estão lá Mesmo não perderei mais meu tempo de ir votar nos desgraçados, indignado aqui com os ratos de Brasília, falam que não tem dinheiro pra pagar o décimo terceiro que uma merreca, mais para subir o salários milionário deles tem que engraçado isso, malditos para fazer o rombo no país vocês sabem bem fazer, e depois inventam leis aí para tira o couro dos brasileiros, como inventar leis de farol acesso por exemplo, para poder o radar fotografar melhor com o farol acesso para poder ferrar os brasileiros, tiram.grana fácil dos idiotas, para satisfazer suas vontades, mais para pagar os aposentados não existe dinheiro pensam que somos burros? Sabemos que dinheiro vocês têm e muito pra isso, não podemos aceitar isso gente se precisar vamos sair nas ruas protestar contra esses mentirosos.

  13. Eleições já este aí que está no poder está acabando com os direitos de todos do trabalhador os aposentados em fim estamos ferrados ..temos lei lega no Brasil da impunidade

  14. O problema é que nem o “governo” sabe quando irá pagar o 13º dos aposentados. Agora, veja se os “políticos” LADRÕES não vão receber com antecipação seu 13º IINTEGRAL. Esses VAGABAS precisam mais que a população que os alegeu….

    • OS POLÍTICOS RECEBEM O DECIMO QUARTO EM UMA PARCELA SO E NOS QUE ESTAMOS CHEIOS DE DIVIDAS NÃO RECEBEMOS NEM PRIMEIRA PARCELA,NÃO FALTA DINHEIRO PARA OLIMPIADA O GOVERNO DO RIO TA GASTANDO A VONTADE E ESQUECE DOS POBRES TRABALHADORES, O NEGOCIO E PARAR DE VOTAR, DAR O MESMO TRAMBIQUE QUE ELE ESTÃO DNDO EM NOS

  15. Boa noite!!

    O Direito já adquirido na Constituição “Carta Magna”, que é a Antecipação do 13º Salário aos Aposentados e Pensionistas é uma Agafe do Governo, porque além de ser um Direito Constitucional, é uma conquista daqueles Trabalhadores que tanto CONTRIBUÍRAM com o País.
    No meu vê, Os Congressistas englobando aqueles que estão engajadas no sentido de modificar alguns Direitos dos Trabalhados, Poderiam começar acertando!! Se é pra VETAR!! Então porque Vossas Excelências não VETAM o AUXÍLIO-RECLUSÃO, porque esse sim, é altamente ao inverso dos Trabalhadores e Aposentados. É um Auxílio aprovado aos BANDIDOS CONDENADOS POR ALGUM CRIME, que vivem encarcerados, Comendo e Bebendo de graça, sustentados pelos Trabalhadores, que acordam cedo, enfrentam um transporte público de péssima qualidade, e no final do Mês, recebe um Salário de R$ 880,00 para sustentar toda a Família, mais o Auxílio-Reclusão é de R$ 920,00 para cada filho de um Bandido Condenado. Então, Senhores Congressistas, esse Auxilio pra Brandidos se Calculado Mensal a todos encarcerados deve alcançar a muitos MILHÕES DOS COFRES DO GOVERNO. Acorda Parlamentares, o BRASIL é dos TRABALHADORES!!!!!

  16. É uma afronta a população,BRASILEIRA DE APOSENTADO E PENSIONISTAS,isto tudo para alguém fazer falcatruas com nosso dinheiro que foi pago a vista a nação quando em atividade.
    Nossos representantes no congresso devem lembrar quando se puseram a ocupar a vaga de representante da população.

    todo pessoal atingido com essa brincadeira das autoridades legitimadas por nos,devem enviar ao congresso email de protesto.

    AVANTE BRASIL .

    • No pagamento de setembro Paulo. Em setembro você receberá 25% do seu salário, em outubro mais 25% e em dezembro a metade do décimo terceiro normal.

FAÇA UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome