Analista de Pesquisa de Mercado

As empresas necessitam ter uma ampla visibilidade no seu campo de atuação, daí a importância de um analista de pesquisa de mercado.

Existe uma carência desse serviço em muitas empresas, onde cada vez mais, surge a necessidade de atrair esse especialista com intuito de trazer melhorias ao setor.

O Analista de Pesquisa de Mercado ficará responsável em fazer uma pesquisa de mercado mais detalhada. Ao realizar essa tarefa, será possível traçar metas para resolver eventuais impasses e assim lançar novas sugestões para agregar mais valor aos bens ou serviços institucionais.

Formação necessária

Piso Salarial Analista de Pesquisa de MercadoUm dos pré-requisitos para ser um bom Analista de Pesquisa de Mercado é ter o curso superior em Marketing. Mas, não basta apenas a graduação. É preciso possuir uma especialização em pesquisa de mercado.

Outro aspecto de exigência é o domínio de idiomas, pois é importante que se tenha noções sobre empresas estrangeiras, que também realizam pesquisa de mercado.

Cursos de aperfeiçoamento, nessa área, também são bem-vindos para aprimorar ainda mais as atividades que serão executadas. Buscar formações complementares são essenciais para desenvolver com eficiência as funções inerentes ao cargo.

Atividades exercidas

  • Programação e formação de perguntas com finalidade de pesquisa;
  • Demarcações metodológicas e amostrais;
  • Estudo de resultados;
  • Concretização de ocorrências;
  • Execução de táticas de negociação.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para um Analista de Pesquisa de Mercado existe uma procura imensa, aqui no Brasil, por um profissional de pesquisa do mercado. Principalmente, por empresas particulares e filiais de empresas estrangeiras.

Então, quanto mais empresas houver numa cidade, maior o campo de atuação deste profissional.

O piso salarial do Analista de Pesquisa de Mercado pode variar entre R$3.000,00 e 4 mil. Os mais experientes ganham cerca de até 7 mil reais dependendo da área de atuação da empresa e do ramo de atividade..

Habilidades requeridas do Analista de Pesquisa de Mercado

  • Concentração;
  • Facilidades em lidar com o público;
  • Ciência na área de estatística (fundamental)
  • Aptidão para elaborar planos estratégicos;
  • Senso de organização;
  • Ser criterioso com as análises requeridas;
  • Discernimento para decidir a escolha propícia para determinada empresa;
  • Domínio em línguas estrangeiras;
  • Responsabilidade e comprometimento;
  • Criativo e atencioso.

 

Comente esse artigo usando o Facebook

Comentários

Ou comente pelo formulário do site

SEM COMENTÁRIOS

Responda esse comentário