Auxiliar de Escrita Fiscal

Um Auxiliar de escrita fiscal também conhecida como Auxiliar de escrituração fiscal, é o profissional que atua na correta tributação de produtos, organizando os documentos, efetuando a classificação contábil, fazendo cálculos de impostos, entre outros afazeres.

É do Auxiliar de escrita fiscal a responsabilidade pelo trabalho burocrático fiscal como preenchimento de formulários, checklist de documentos, acesso aos programas tributários, entre outros afazeres.

Quanto ganha e o que faz o Auxiliar de escrituração fiscal

Formação Necessária para o Auxiliar de escrita fiscal

Não é necessária formação superior, ensino médio completo e curso técnico de auxiliar de escrita fiscal já serão um bom atrativo. Mas veja que quanto maior a qualificação, maiores serão as chances de uma boa colocação no mercado de trabalho, assim como a possibilidade de crescimento de carreira na área.

Atividades Exercidas pelo Auxiliar de escrita fiscal

  • Organiza documentos.
  • Envia documentos para o arquivo morto.
  • Digitação de dados e informação.
  • Efetua lançamentos contábeis.
  • Calcula impostos.
  • Apura valores referentes ao IPI, ICMS.
  • Faz o cálculo do confim, imposto de renda, contribuição social.
  • Preenche guias de recolhimentos.
  • Preenche contrato social.
  • Faz a declaração de (DCTF).
  • Faz levantamento de informações relacionadas aos custos.
  • Calcula o PIS, PASEP.
  • Faz a solicitação de certidões negativas junto a órgãos públicos.

Mercado de trabalho e quanto ganha um Auxiliar de escrita fiscal

O mercado de trabalho é bem promissor e a demanda desses profissionais vem crescendo mais a cada dia, devido à necessidade mais intensa de fiscalização, por parte do governo ou das empresas, por isso o ramo para essa profissão é bem amplo.

Um dos segmentos que mais contratam o Auxiliar de escrita fiscal estão os de escritórios de contabilidade.

O piso salarial do Auxiliar de escrita fiscal é de cerca R$1.244,25, mas pode ser bem mais (confira a tabela salarial atual) mais benefícios como: Vale alimentação, vale transporte, convênio médico, entre outros que podem ser oferecidos.

Habilidades requeridas de um Auxiliar de escrituração fiscal

  • Conhecer a teoria e a prática da profissão.
  • Boa comunicação escrita e oral.
  • Saber trabalhar sobre muita pressão.
  • Desenvolver raciocínio lógico.
  • Saber manter informações confidenciais.
  • Acompanhar a legislação tributaria.
  • Trabalhar em equipe.
  • Utilizar telefone e fax.
  • Ser objetivo
  • Ser prático.
  • Ser organizado.
  • Utilizar e-mail e intranet.
  • Conhecimento de informática.
  • Demonstrar iniciativa.
  • Cultivar a ética.
  • Manter-se dinâmico.
  • Ter conhecimentos técnicos específicos.
  • Ser paciente.

 

Comente esse artigo usando o Facebook

Comentários

Ou comente pelo formulário do site

SEM COMENTÁRIOS

Responda esse comentário