Chefe de Contabilidade Geral

644

Aspirantes ao cargo de chefe de contabilidade geral devem organizar; planejar e supervisionar toda a área contábil de uma empresa, buscando o cumprimento fiel das normas e regras gerais contábeis e financeiras de acordo com as exigências legais da empresa e na forma da lei. Conhecer todos os parâmetros e objetos referentes ao setor é essencial, já que esse é o mais alto nível de cargo ligado ao segmento de contabilidade.

Formação necessária

Os cursos desejáveis para a função são:

  • Ciências contábeis.
  • Ciências econômicas.
  • Graduação em Administração de empresas.
  • Pós Graduação.

Atividades exercidas pelo Chefe de Contabilidade Geral

Tabela Piso Salarial Chefe de Contabilidade Geral

  • Supervisão Geral da equipe de contabilidade e registros contabilistas.
  • Supervisão Geral da equipe de faturamento e controle de contas.
  • Colaboração com o Diretor Financeiro da empresa.
  • Colaboração nas auditorias prestando informações e esclarecimentos quando necessários.
  • Supervisionar a equipe de contabilistas, assegurando o correto registro das operações contábeis.
  • Interpretar e analisar as normas e princípios contabilísticos dentro da lei.
  • Manter atualizado o sistema de contabilidade analítica, assegurando o correto registro de documentação pelos diversos centros de custos.
  • Efetuar os fechamentos mensais e trimestrais.
  • Colaborar no encerramento anual de contas.
  • Elaborar A Declaração Anual de Imposto de Renda, dentro da legislação específica.

Mercado de trabalho

Há grande procura por profissionais que possuam experiência e conhecimento dentro da atividade. De acordo com o nível de qualificação o chefe de contabilidade pode migrar para o cargo de Diretor da Contabilidade ou Diretor Financeiro. O piso salarial do Chefe de Contabilidade Geral está em torno de R$3.650,00 mas pode facilmente ultrapassar os R$ 5.000,00 dependendo do porte da empresa, local e área de atuação.

Habilidades necessárias

  • Conhecimentos sobre contabilidade financeira.
  • Conhecimentos sobre balanço social e gestão de custos.
  • Conhecimentos sobre as finanças da empresa.
  • Conhecimentos sobre balanço tributário.
  • Conhecimentos sobre auditoria.
  • Conhecimentos de línguas estrangeiras (inglês; francês etc.).
  • Experiência dentro da atividade.
  • Honestidade.
  • Liderança.
  • Facilidade com cálculos.
  • Iniciativa

Comente esse artigo usando o Facebook

Comentários

Ou comente pelo formulário do site

FAÇA UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome