Operador de telemarketing

A profissão de Operador de Telemarketing também é conhecido como Operador de Call Center e Atendente ao Consumidor. Essa profissão dá suporte ao público em suas reclamações, dúvidas, apresentando soluções rápidas para as dificuldades do consumidor.

Em geral, um Operador de Telemarketing pode ser ativo ou receptivo, dependendo da área de atuação da empresa

Realiza atendimento telefônico, faz solicitações específicas de chamadas para solucionar problemas, fornece orientação ao cliente sobre como proceder em cada ocasião.

Também facilita a interação entre consumidor e fabricantes, ajudando nas reclamações e apresentando as soluções necessárias com rapidez e eficiência.

Formação Necessária

Operador de TelemarketingNão é necessária formação em nível superior, o candidato deve ter boa fluência verbal e noções em informática. Experiência na área é um diferencial do profissional, mas não primordial.

Hoje, várias empresas de telemarketing priorizam a contratação de jovens que em sua maioria está no seu primeiro emprego ou para estágio de universitários de diversas áreas.

Os operadores de call center em sua maioria trabalham somente 6 horas e vinte minutos por dia devido ao stress físico e emocional que a profissão pode causar.

Veja o piso salarial do operador de telemarketing na tabela salarial do setor de serviços.

Atividades Exercidas

  • Fornecer trabalhos e funções ligadas ao atendimento ao consumidor.
  • Realizar atendimento ao cliente por telefone ou e-mail.
  • Tratar as reclamações junto ao reclamante.
  • Auxiliar nas melhorias necessárias.
  • Auxiliar a solucionar os problemas.
  • Passar informações ao departamento responsável.
  • Informar ao consumidor a respeito de prazos.
  • Apresentar soluções.
  • Tirar dúvidas.
  • Esclarecer o funcionamento do produto.

Mercado de trabalho

Com uma demanda cada vez maior de consumidores em todas as áreas e setores, a função de Operador de Telemarketing se torna cada vez mais essencial, pelo fato de se ter uma grande quantidade de clientes e pessoas insatisfeitas com os serviços realizados ou simplesmente para esclarecer algumas dúvidas, o que leva as empresas a contratarem cada vez mais esses profissionais.

O salário médio é de R$ 1.000,00 ao mês, porém dependendo de sua formação e experiência esse valor pode ser ainda maior ou até mesmo um salário mínimo em casos de primeiro emprego.

Habilidades necessárias

  • Ter boa comunicação oral e escrita.
  • Ser simpático.
  • Ter um bom domínio da língua portuguesa com a possibilidade de conhecimento em inglês.
  • Ter uma boa escrita.
  • Ter agilidade em digitação.
  • Conhecimento em informática.
  • Saber trabalhar sobre pressão.
  • Ser paciente.
  • Ter um bom autocontrole.
  • Saber controlar situações de estresse.

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