Promotor de Vendas

2166

Para interessados em um plano de carreira a área de promotor de vendas é uma ótima oportunidade no mercado de trabalho, pois, desenvolve, gera conhecimentos e experiência na área de trade marketing e merchandising, logística e de operação de ponto de vendas.

Todas as informações necessárias para você se destacar na função de Promotor de Vendas ou Promotora de Vendas perante o mercado de trabalho tão concorrido.

Aqui segue detalhamento das informações para a oportunidade, o que faz um profissional da área, sua formação necessária, atividades exercidas e como é o mercado de trabalho.

Descrição do cargo de Promotor de Vendas

Piso salarial da profissão de Promotor de Vendas

Um promotor de vendas é responsável por divulgar vendas dos produtos, utilizando estratégias para apresentação das mercadorias, em prateleiras e gôndolas.

Também são responsáveis por fazer a promoção corpo a corpo com os consumidores, com uma comunicação adequada ao público, sanando dúvidas e demonstrando os benefícios de cada material.

Formação Necessária para trabalhar como Promotor de Vendas

Para as empresas que empregam, é essencial que o profissional tenha concluído o ensino médio e ser maior de idade, é interessante que os candidatos tenham um curso de capacitação no setor, para que possam dar continuidade ao processo de seleção e a oportunidade de ser escolhido para a vaga.

Um dos cursos oferecidos é no Senac, a exigência para frequentar as aulas, é ter 16 anos e ensino fundamental incompleto ou seja, os interessados podem estar se preparando antes da entrada no mercado de trabalho.

Atividades Exercidas pelo Promotor de Vendas

  • Arrumar as prateleiras.
  • Abastecê-las conforme a rotatividade de mercadorias.
  • Expor os produtos de maneira mais atrativa no layout da empresa.
  • Abordar clientes, explicar para o público alvo os benefícios e características de cada produto.
  • Distribuir panfletos e amostras grátis no PDV (Ponto de Vendas).

Mercado de Trabalho para um Promotor de Vendas

O promotor de vendas é essencial para a indústria, pois é ele que lida diretamente com os clientes, dessa forma os fabricantes passam ao profissional a incumbência de vender, exigindo deles habilidades e uso de técnicas de vendas, atuando em feiras e eventos, shopping centers e supermercados. Remuneração variável de um salário acima.

O piso salarial de um Promotor de Vendas é de cerca de de R$ 1.000,00, mas esse valor pode subir muito dependendo da empresa, localização do trabalho, segmento e funções desempenhadas na profissão.

Habilidades Necessárias para o Promotor de Vendas

  • Conhecimento do produto.
  • Utilizando palavras certas para criar entusiasmo e desejo de compra.
  • Ter empatia no atendimento.
  • Boa comunicação.
  • Demonstração física das mercadorias é um diferencial, com efeitos decorativos que chamem a atenção, através de eficiência e qualidade.

O promotor de vendas é um representante da empresa e como tal deve se portar. É uma carreira que demanda persistência e personalidade, com ganhos compatíveis com a qualidade e esforços realizados para seu sucesso!

Comente esse artigo usando o Facebook

Comentários

Ou comente pelo formulário do site

FAÇA UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Digite seu nome